Mas antes, um pequeno aparte: vou, Nuno. A reportagem, sim. Só acho é que devia ter as fotos primeiro, dinamizar e tal (olha, pede ao Porto Canal, ahah).
E agora vamos ao que interessa.
"Os Pauliteiros de Miranda é o nome dado a grupos de homens que bailam ritmos tradicionais da Terra de Miranda, no nordeste de Portugal, Trás-os-Montes. O nome pauliteiro deriva de paulito."
Sim senhor. Considero-me revoltado e surpreendido. A primeira prende-se com o facto de não existir na Wikipédia inteira uma referência ao mui nobre utensílio musical, que são as clavas. A segunda é que não fazia a menor ideia de que existia a palavra o substantivo, e cito: paulito. Um espectáculo, digo eu.
Caro leitor, não me entenda mal, por favor. Tenho o maior respeito por quem toca clavas (ou mesmo até ferrinhos) e pelo instrumento em si - sem sarcasmo. Musicalmente também, por vezes o "toque final" é dado pela marcação de ritmo, provinda deste tipo de percussão - sem sarcasmo. Mas apenas me sinto confuso com tamanha complexidade de tais objectos - isto sim, já é sarcasmo.
Despeço-me com a parvoíce habitual,
Arroz,
Zé
____
Ferrinhos: um simples pedaço de metal ou instrumento quase tão parvo como (ou mais ainda do que) uma clava?
Sem comentários:
Enviar um comentário