quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dossier Looney Tuna - Queima das Fitas 2012


Já lá vai algum tempo desde a última publicação...e, como já devem ter reparado, terminou recentemente aquela bela semana, tão importante para nós, estudantes, que dá pelo nome de Semana da Queima das Fitas.

Pois bem, "que terá andado a Looney Tuna a fazer nessa bela semana?", perguntam vocês? E eu respondo "cenas várias, nomeadamente algumas". Vago demais? Também acho, daí que vou passar a enunciar todas as brincadeiras que esta bela Tuna andou por aí a fazer na Semana da Queima das Fitas, incluindo todos os detalhes marotos e escandalosos!

Terça-Feira, dia 1 de Maio de 2012, 00:00, algures perto das instalações da FPCEUP...


PARABÉNS!!!!

É verdade, é precisamente a partir deste momento que a Mui Nobre Tuna Académica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto conta com sete anos de intensa, boémia e verdadeiramente incomparável existência! Desde o "Habemos Tuna!" gritado nas míticas escadas do casarão em 2005, até a este preciso e épico momento, contemplam-nos sete anos de luta incessante pelo crescimento e fortalecimento desta Tuna, sete anos carregados de proezas de renome e outros tantos feitos heróicos, sete anos de música e boémia, de alegria e coragem...resumindo e concluindo, sete anos de verdadeiro espírito Looney! Que em cima destes sete venham mais outros, e mais sete em cima desses! (se alguém tem algo estranho a dizer sobre esta última citação, por favor, que não o faça!)

Domingo, dia 6 de Maio de 2012, algures perto das 18:00, Auditório Central da FPCEUP


Mais um ano passou, e chega a hora dos nossos queridos finalistas cartolarem. É uma cerimónia plena de emoção e nostalgia...e uma boa dose de boa disposição, não fossem os apresentadores a dupla mais cómica de sempre, Metralha&Professor Astromar! E após uma grande cerimónia, porque não uma actuaçãozinha? Meu dito, meu feito, Looney Tuna e Atituna alegraram o final de tarde neste dia, com actuações de se lhe tirar o chapéu (ou neste caso, a cartola).
E não só! A Looney Tuna tem o prazer de apresentar um novo Tuno. Ele é...


Sim cenouras! Valter "Chikinho Conde" Alves, doravante Valter "Krilin" Alves, é a nova e poderosa adição ao "Darkside of the Force". Que a tua voz de (baga)mel continue a alegrar as donzelas por muitos e longos anos!
Mas ainda há mais...Temos um novo...(wait for it)...Magister!!! E ele é...


Ups...wrong photo...


Soem as trompas, rufem os tambores! O nosso inigualável e carismático Nuno "Metralha" Carvalho assume hoje, perante uma crowd em extâse, o cargo de Magister Tunae da Mui Nobre Looney Tuna! Que esta nova era seja, contigo ao leme deste grande navio, plena de virtude, alegrias, e muitos sucessos! E descontos no Pingo Doce, que dão sempre jeito!...

(em caso de dúvida, lembra-te: Estibordo é direita, Bombordo é esquerda!)

Quarta-Feira, dia 10 de Maio, perto da meia-noite (apesar da nossa euforia ter começado muuuuuuuuuito antes), Coliseu do Porto (HELL YEAH!)


Dizer que a Looney Tuna está a fazer história é eufemismo. Até porque não existe mesmo palavras para descrever o momento, e tudo o que ele representa. Em termos frios, que não captam nem um décimo da emoção e do sentimento deste momento, digamos simplesmente "A LOONEY TUNA ESTÁ A ACTUAR NO XXV FITA, NO COLISEU DO PORTO, (seguem-se algumas palavras censuradas...)!!!!!"

Aqueles que há anos e anos vaticinaram este momento vêm a sua profecia realizada; aqueles para quem esta meta parecia inatingível, hoje cortam-na em extâse; para os que achavam isto um sonho, sonham acordados sem despertar...

Num dos mais cobiçados palcos de todo o Portugal, a Looney Tuna, face a cerca de 3000 espectadores, fez 25 minutos de pura magia, música e alegria! Com bruxas que dançam de roda, histórias trágico-cómicas de gente que bebeu demais, odes de amor e paixão às morenas, e um instrumental que diz o quão bem nos sentimos, espalhámos o nosso espírito contagiante pelo Coliseu fora, da plateia às galerias, inundando camarotes e balcões...Deixámos também o nosso tributo ao grande homem que de entre nós partiu há 25 anos, o eterno músico, compositor e pensador José Afonso. Do seu vasto repertório, interpretamos os "Índios da Meia-Praia", tema que encerrou a nossa actuação, e que não deixou ninguém indiferente...
Mais ou menos emocionados, deixamos um dos mais míticos palcos que já pisamos, e viemos tratar de alguns unfinished businesses...

Quinta-Feira, dia 11 de Maio, por entre a escuridão de uma noite cerrada (leia-se "tarde como tudo!"), nas sombrias catacumbas do Coliseu do Porto...

On your knees, now! I wanna see you beg!

Ok, isto é só teatro. Até porque, apesar de algumas posições algo heterodoxas terem sido adoptadas por este e por aquele, não se tratou se um exercício de dominação/submissão; tratou-se, isso sim, da iniciação de três entidades raras no mundo dos Tunos. Apresentemos agora as ditas entidades:


Antigamente André "Pauleta" Ferreira, doravante André "Boca Doce" Ferreira. Ergue-te e anda!
Next...


Outrora Henrique "Bóbó" Fernandes, agora Henrique "Pandeirão" Fernandes. Grande Abraço!
E de seguida...


Noutras altura, foi Ricardo "Dunga" Silva, de hoje em diante Ricardo "Missonário" Silva! Espalha a palavra!
Bem, como podem reparar, esta bela época foi a modos que frutífera para a Looney Tuna! Mas mais ainda, podemos dizer que fechamos com chave de ouro, pois...

Domingo, 13 de Maio (punks purunpunpunks purunpunpunks purunpunpunks!), a meio da tarde, não na Cova da Eiria, mas na Monumental Praça de Touros da Póvoa do Varzim

Decorre a última actividade da Semana da Queima das Fitas, a Garraiada. Hilariante, cómica, algo arriscada, mas deveras divertida (embora alguns possam não concordar comigo, e estão no seu direito). Dita a tradição que cada casa da Academia do Porto pode fazer uma bela actividade que envolve dez indivíduos, uma arena com areia, e uma imponente criatura com mais de 150 quilos, com uns belos chifres e muita, mas mesmo muita, vontade de marrar no primeiro infeliz que apanhe. E este ano, a Looney pode congratular-se: com a ajuda de um corajoso "Capitão", nove intrépidos e destemidos homens da Looney enfrentaram a besta olhos nos olhos.


A despeito de alguns ferimentos infligidos ao nosso Missonário, e alguma diarreia de vaca nas mãos de Buble Boy e Astromar, mostramos à vaca quem mandava ali no pedaço. Haja coragem!!! E para o ano, lá estaremos outra vez!

Agora, está na hora de dedicarmos actos de afecto. Vai desde já, e em primeiro lugar, um enorme abraço (e muitos beijinhos, se forem meninas) a todos aqueles e aquelas que estão sempre lá por nós: Loonettes, Looligans, amigos e amigas de sempre, que perto ou longe, em claque ou individualmente, nunca deixam de nos apoiar. O nosso Muito Obrigado!

E também um grande abraço para o intrépido Capitão que no ajudou a pegar lá no vaquedo pela Póvoa do Varzim; há que fazer a ressalva que tanto ele como o Metralha estavam nos dois primeiros lugares da fila. Isto, meus amigos, é ter tomates! Dos grandes!

E para todos os que não conseguiram acompanhar os momentos de que falei, tenho uma boa notícia: temos tudo o que podem desejar ver no Facebook e no YouTube! Visitem e apreciem!

Próximo Post: Não há-de demorar muito, portanto estejam atentos...

Sem comentários: